Apresentação

Apresentação

O HackaTruck MakerSpace é um projeto de capacitação profissional de estudantes de Instituições de Ensino Superior de Tecnologia da Informação em desenvolvimento iOS com aplicação em Internet das Coisas (IoT).

Como um projeto dinâmico e itinerante, o HackaTruck inova mais uma vez e vem inspirado pelo conceito ‘maker’, tornando o laboratório móvel num “makerspace”, ou seja, um espaço onde os alunos poderão criar e desenvolver protótipos de projetos relacionados aos temas estudados.

Além da capacitação, os alunos contam com palestras sobre inovações tecnológicas e carreiras de TI.

O projeto é patrocinado pela IBM Brasil e Flex, em colaboração com a Apple, e executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado.

Objetivos Gerais

Para as Instituições de Ensino Parceiras do Projeto: 

• Selecionar os candidatos com apoio de EAD (Ensino à Distância) por intermédio de conteúdos que são pré-requisitos para as atividades presenciais no laboratório móvel.

• Capacitar até 56 alunos divididos em 2 turmas em 2 períodos nas dependências do laboratório móvel, em Práticas de Cloud Service usando Swift com ênfase em IoT.

• Ofertar atividades extras na área de TI, no período noturno para a comunidade acadêmica.

Para o Público Geral: 

• Capacitar pessoas em Lógica de Programação, Orientação a Objetos, Swift, JavaScript e RESTful APIs através do EAD (Ensino à Distância).

A Quem se Destina

Instituições de Ensino Parceiras do Projeto 

Preferência para alunos cursando nível superior nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com aproveitamento de suas experiências pessoais e/ou profissionais prévias.

Público Geral: 

O curso EAD se destina  a pessoas que se identifiquem com as áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e que estejam interessadas em atualização técnica.

Importante: Apenas alunos matriculados nas Instituições de Ensino Parceiras poderão concorrer às vagas do curso presencial.

Certificados

• Para receber o certificado de conclusão do curso EAD (Ensino à Distância), os participantes devem atingir aproveitamento final maior ou igual a 70%.

• Para receber o certificado de conclusão do curso presencial de "Práticas de Cloud Services usando Swift com ênfase em IoT", os alunos devem ter frequência igual ou superior a 75%.

Resultados

• Por intermédio de aplicativos e dispositivos, incentivar e reforçar a vocação de alunos na área de exatas e computação.

• Contribuir para reduzir a carência de profissionais qualificados em tecnologia móvel.

• Após a capacitação do curso presencial, os alunos estarão aptos a desenvolver protótipos de “apps” com aplicação em Internet das Coisas (IoT) atendendo demandas regionais com temas diversos, além de despertar a vocação empresarial nos alunos.